Ler a Bíblia?

Esta postagem é sobre a Bíblia. Meu objetivo é tentar estimular a mim mesmo e a alguém a ler a Bíblia. Bora?! Lembro que na minha infância e adolescência quando via alguém com uma Bíblia de baixo do braço achava essa pessoa um sujeito ignorante, matuto, ou um fanático religioso com quem não se poderia nem conversar. Porém aos poucos fui descobrindo a riqueza e a importância desse livro. Um dos livros mais lidos de todos os tempos. Quando estudei por quase dois anos teologia tive acesso a padres especialistas na Bíblia, tradutores, ouvi falar nas línguas da Bíblia: aramaico, hebraico, grego, latim. Tudo isso foi me fascinando. Depois ao ler obras literárias e textos de filosofia vi que volta e meia livros da Bíblia eram citados ou referenciados.

Não sei se eu não lia a Bíblia porque me parecia coisa de crente, carola, de pessoa ignorante que acreditava em historinhas mágicas. Acho que era um preconceito também muito grande e bobo da minha parte. Talvez achasse que era uma história simples do bem contra o mal. Porém ao conhecer um pouquinho da Bíblia já temos acesso a uma visão muito mais complexa do mundo, das coisas, dos seres humanos. Nos deparamos com algo muito mais complexo do que os preconceitos ingênuos revelam. Vemos seres humanos agindo de maneira horrorosa. Indo contra Deus. Deus fazendo tudo perfeito e as pessoas querendo sempre destruir tudo. A incredulidade das pessoas. As criaturas cheias de limitações que são levantados por Deus, homens de fé exemplar e inabalável, etc.

Vou compartilhar aqui com vocês alguns materiais em vídeos e textos que podem servir para motivar a leitura desse livro tão importante, fundamental, que além de um objeto cultural incrível, um texto para enriquecer a fé cristã, aprender a ter uma visão muito mais crítica e sólida do cristianismo.

Primeiro vídeo que gosto muito de assistir e que me dá um prazer enorme é esse vídeo do economista e domador de cavalos, Eduardo Moreira. Sujeito incrível, muito inteligente. Ele conta a história do Antigo Testamento de um jeito tão gostoso e agradável que é espantoso. Num momento ele diz assim: Por mais divino, especial que seja a pessoa nós sempre temos um componente humano. Temos desejo de poder, inveja, ciúmes, essas características humano demasiado humanas.

Eduardo Moreira Antigo Testamento

A famosa BookTuber Tatiana Feltrin tem um projeto de leitura literária da Bíblia. Uma vez por mês ler e comentar um livro da Bíblia. Pra ela que é ateia está sendo muito interessante. Ela é muito, senão extremamente, respeitosa ao ler a Bíblia. Ela sentiu que após ler muitas obras de literatura com referências a Bíblia, então por que não ler a própria Bíblia?! Ela se usa do Guia Literário da Bíblia e algumas edições da Bíblia como a Bíblia do Peregrino, usa uma tradução da CNBB, presente da sua mãe, às vezes utiliza a Bíblia de Jérusalem, ela ganhou também a King James, a versão mais lida pelas pessoas dos países de língua inglesa, o Livro da Vida que coloca a Bíblia em um texto corrido. Belíssimo projeto. Vejam o vídeo dela e os vídeos comentando os livros da Bíblia:

Tatiana Feltrin, ateia, projeto de leitura da Bíblia

Também recomendo esse projeto muito bacana chamado Bible Project que apresenta explicações de vários livros da Bíblia em forma de desenhos e com explicações muito boas. Extremamente didático e claro. Além de muito agradável. Existe esse projeto nas mas diversas línguas. Vou colocar o primeiro vídeo que trata do Gênesis.

Bible Project

Por fim, gostaria de indicar também um livro que adquiri por indicação de um aluno meu. Um livro muito bacana que só serve para me mostrar que as histórias da Bíblia são incríveis e maravilhosas. Às vezes a linguagem muito culta da Bíblia afasta a gente. Curiosamente, o grego bíblico é chamado de koine, que é um grego mais simples do que o ático. A Bíblia em latim é chamada de vulgata, que vem de vulgo, povo. Ou seja, deveria ser um livro de fácil leitura e compreensão, porém nas traduções que temos é um livro de difícil leitura.

O livro indicado pelo meu aluno se chama:

Biblia em ação, HQ

Tenho um sonho de um dia poder ler a Bíblia na íntegra além de poder estudar mais profundamente o hebraico e o grego. Gostaria muito de conhecer uma sinagoga, ler a Torá, conversar com um judeu. Quem sabe um dia realizo esse sonho.

4 comentários sobre “Ler a Bíblia?

  1. Opa professor, aqui quem fala é o Isaac, e devo dizer que o final me surpreendeu bastante, é algo muito bom e bem interessante visitar uma sinagoga, e conversar com um judeu, eu, como um cristão, certamente tenho e muita vontade de ir visitar Israel, principalmente Jerusalém, pq além de ser uma cidade bastante conhecida, creio que ela tenha um valor cultural mundial enorme, e sim, a leitura da Bíblia até mesmo para os ateus, pode ser algo bem bonito, por mais que pareça algo irônico, a Tatiana Feltrin eu já conhecia ela há um tempinho já, e no final de um vídeo dela aonde ela mostrava uma resenha de um livro do C. S. Lewis, eu me surpreendi quando disse que era ateia, e isso só mostra como a bíblia atravessa gerações, milênios e é algo atemporal, certamente essa iniciativa do senhor de ler a bíblia por inteiro é um objetivo de muitas pessoas, ler o pentateuco, os livros históricos, os livros dos profetas, os evangelhos sinóticos, as cartas e epístolas de Paulo, o apocalipse escrito e revelado a João, é algo de um tamanho absurdo, e devo dizer que no Novo Testamento, há uma grande relação entre o mundo grego e o evangelho de Cristo pregado por Paulo, é algo sensacional, certamente será algo incrível professor.

  2. Confesso ter uma relação conflituosa com Deus e a Bíblia, e me sinto atualmente como no começo da leitura, conhecer de perto a Bíblia pode ser um passo pra deixar de ter um pensamento tão pequeno sobre ela e tudo que a envolve. Sendo honesto, não me tenho o mínimo interesse e talvez por isso, não me convenceu a ler o livro sagrado, mas saiba que em algum momento, longe ou não do agora, se tiver acendido algum interesse, virei aqui e irei ler novamente, então pode ter certeza que tenha me convencido. Tomarei como um guia que deixarei guardado para caso precise.

  3. Como foi dito, até para ateus e pessoas de outras crenças ler a Bíblia pode ser algo frutuoso. Diariamente lido com amigos e demais pessoas que têm muitos preconceitos acerca da origem e dos significados das passagens. E, gostando ou não, esse livro influenciou todo o nosso lado do planeta, o lado ocidental, e até mesmo parcelas consideráveis do lado oriental. Portanto, aprender sobre a Bíblia é aprender sobre a história. E conhecer a história é mais uma das formas de conhecer a nós mesmos.

Deixe um comentário