Paloma Arrais – Sobre o conflito entre Parmênides e Heráclito

Belíssimo texto da aluna do 1º ano B, do Liceu Estadual de Maracanaú, Paloma Arrais

No meu ponto de vista, Parmênides tem uma visão diferente quanto a evolução (movimento). No conceito delFeatured imagee, tudo o que existe é eterno, indivisível, imutável, imóvel. Quanto ao Ser e Não Ser, pude compreender que o Ser era perfeito e estava ligado a tudo, não podia se tornar algo mais evoluído porque era tudo. Já o Não Ser era deduzido como algo ilusório, como por exemplo nossos sentidos (olfato, visão, tato, audição, paladar). No meu modo de pensar, o único que pode Ser é Deus e todos nós somos o Não Ser.
Heráclito, por sua vez, acreditava que tudo está em constante mudança, por isso ele falava que “o homem não pode entrar no mesmo rio duas vezes” e que “tudo flui”, porque a água do rio está sempre em movimento e nunca é a mesma água (e nós da mesma forma). Para Heráclito, o principal elemento era o fogo, porque, segundo ele, o fogo tinha poder sobre todos os outros elementos, podendo assim transformá-los.
Parando para raciocinar os dois estão certos. Heráclito acreditava em um mundo de perpétua mutação, assim, sem dúvida, ele e seu mobilismo valorizavam a pluralidade do real e o quanto a experiência podia contribuir para o conhecimento da realidade. Parmênides, julgava a mutação como algo ilusório, afirmava que “aquilo que é, jamais podia deixar de ser”, e embora sofra mudanças, elas são tão superficiais que não afetam a essência do ser.
Em resumo, Heráclito via a evolução das coisas por fora, apenas os objetos e a carne, o que torna sua afirmação de que “TUDO FLUI” correta, pois essas coisas estão sempre mudando e podemos sempre perceber. Já Parmênides, visava o interior do ser humano, ou seja, ele via a modificação “da carne” acontecer, mas segundo ele, não afetava o verdadeiro Ser da pessoa(O ESPÍRITO), o que torna sua visão também verdadeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s