A filosofia não é concreta

“Não gosto de filosofia, porque ela não é concreta”, disse um ser para mim esses dias. Pensei comigo mconcretoesmo: Se você gosta tanto assim de concreto, então vá ser pedreiro, ora!
Quanta coisa não é concreto nem por isso deixamos de gostar. Ou não?!
Afinal, dizer que o concreto é o critério para o real, que só o que é concreto que importa é uma posição concreta, ou extremamente abstrata?
Será que o próprio concreto é concreto? A concreteza do concreto provém de onde, afinal? O concreto também não é um conceito?
Quer coisa mais não-concreta que a linguagem?! Se estamos no domínio da linguagem não estamos mais no domínio do concreto. Afinal, o que é concreto? Precisaríamos definir com clareza. Esta definição seria ela concreta? 
E por que o mundo tem que ser definido entre os do concreto e os do não-concreto? Essa divisão do mundo em dois e não em três, quatro, cinco, seis, é concreta também, ou aí já estamos viajando?
Quanta filosofia se encontra por baixo de um simples comentário, não é mesmo? Quantos pressupostos não-refletidos por baixo de uma crença tão concreta! Quantas coisas não-concretas apoiam a concreteza das coisas! Impressionante!
Quanta ingenuidade e ignorância se escondem por trás de certos comentários. 

Um comentário sobre “A filosofia não é concreta

  1. Excelente argumentação! Seus textos são sempre uma viagem fascinante para buscarmos novos ângulos, reflexões, saindo da obviedade. Essa abertura reflexiva acaba desenvolvendo em nós uma atitude filosófica e inquiridora, fundamental para enxergarmos o avesso das coisas. Vou usar seu texto com meus alunos, ok? Abraço amigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s