Novo livro prof. Desidério Murcho e outros autores: 50 Lições de Filosofia

50 Lições de FilosofiaImagem

Infelizmente, passam-se os anos e os modos de fazer filosofia seguem dominados pela dona Marilena Chauí com seu Convite à Filosofia com outro nome “Iniciação à Filosofia”, sempre com edições mais moderninhas e atualizadas, mas a estrutura é a mesma. E seguem as donas Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins com seu clássico “Filosofando”. Para terminar o hall dos três únicos livros didáticos de filosofia disponibilizados para escolha das escolas públicas pelo PNDL 2012 temos o senhor Gilberto Cotrim e seus “Fundamentos da Filosofia”. Curioso que são todos autores de orientação esquerdista, todos eles críticos do “capitalismo”, do “neoliberalismo”… seja lá o que queiram dizer com essas palavras. Ao ler esses livros se aprende algumas coisas, noções sobre história da filosofia, mas filosofia mesmo… não se aprende. Além de muita história da filosofia aparecem conteúdos de outras áreas. A ponto do aluno se ver confuso, perdido, misturando sociologia, psicologia, e outras ciências com a filosofia propriamente dita. Não há um cuidado em distinguir as coisas. Ninguém aprende, lendo esses livros, a como produzir textos filosóficos, a como pensar filosoficamente, a analisar de maneira filosófica ideias, assim como também não se aprende as ferramentas para o filosofar. Alguns podem dizer que isto seria missão do professor. Verdade, mas se o livro ajuda neste sentido, se o livro é um bom manual (grande e caro), então deveria servir para tais finalidades que considero essenciais. Se não for para ensinar filosofia assim… qual é o sentido?Imagem

Aqui sobre os três únicos livros disponibilizados: (há uma resenha e uma análise dos três livros)

Imagem

http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio

Em contra-partida temos o livro do professor Desidério Murcho em conjunto com Célia Teixeira e Aires de Almeida, companheiros da época do site http://criticanarede.com/ e da época do manual didático A Arte de Pensar. Já antes promoveram um grande debate relacionado aos exames nacionais para o ensino secundário de Portugal incluírem também a filosofia dentre as disciplinas exigidas neste exame (espécie de ENEM aqui no Brasil). Ao se ver as questões que propuseram para os tais exames ficamos espantados com as exigências que se faz de alunos ao final do ensino médio. Aqui é possível ter acesso às provas de outros anos de filosofia de lá: http://bi.gave.min-edu.pt/exames/exames/eSecundario/382/?listProvas . Depois de toda essa digressão, voltemos ao livro do professor Desidério chamado 50 Lições de Filosofia. O livro bem mais enxuto que os manuais Arte de Pensar, mais facilmente adaptável à realidade brasileira. Muitas vezes de apenas 50 minutos de aula de filosofia por semana. O manual mostra uma filosofia viva, baseada na argumentação racional, visando o desenvolvimento do pensamento filosófico de fato e a produção de textos filosóficos. São dadas as ferramentas para o filosofar. É um livro muito interessante, muito bacana, que vale à pena dedicar um tempo para analisá-lo. Por enquanto ainda não o adquiri. Tive apenas o grande prazer (e compartilharei com vocês) de ter lido boas partes do livro disponíveis aqui (com direito a blog de apoio com os autores do livro – basta clicar na imagem do livro):

Imagem

São 63 slides explicando a proposta e nos slides aparecem trechos do livro:

https://www.dropbox.com/s/bhuehe3n7rffolc/50LF.pdf

E aqui apresenta um capítulo do livro chamado “A dimensão religiosa”. Com diversas provas da existência de Deus e críticas a essas provas. Muito interessante, estimulante intelectualmente:

https://www.dropbox.com/s/tw9ws2t9mbrdam5/a%20dimensao%20religiosa.pdf

Escrevo este post desejando que futuramente veja livros como este figurando no hall de livros possíveis para escolha das escolas. Merecemos muito mais do que andam nos oferecendo. A filosofia ensinada no Brasil merece dar férias para dona Marilena, que, aliás, já ganhou muito dinheiro, já enriqueceu com base nas vendas dos seus livros (principalmente os “didáticos”). Assim como os demais autores. Merecemos novas visões de filosofia. Mais viva, ricas, vibrantes. Quem sabe também se pelo fato do prof. português Desidério Murcho estar aqui em nosso país, ministrando aulas na Universidade de Ouro Preto, não seja mais um motivo para termos esperança de que com seu engajamento em favor de uma filosofia mais atual não acabe contaminando e convencendo a apostarmos nesta “nova” maneira de fazer filosofia, muito mais filosófica que as usuais, que as costumeiras.

Quem tiver interesse em conhecer um outro texto do prof. Desidério aí vai o “Pequeno Livro do Filósofo” – basta clicar na imagem abaixo.

Sinopse do Pequeno Livro do Filósofo, por Desidério Murcho

Este pequeno livro reúne 137 máximas que visam ajudar quem quer aprender a filosofar. Escrevi-o como um exercício de descontração, e por isso trata-se de máximas leves e despretensiosas. Mas não é apenas um exercício de descontração, pois inclui sugestões que poderão ser úteis a jovens interessados em filosofia. O mote do livro é que qualquer pessoa pode tornar-se um filósofo. Isto é algo escandaloso em muitos sectores da cultura de língua portuguesa, que vêem o filósofo como um guru tocado pelos deuses, e não como um ser humano como os outros, apenas interessado num certo tipo de problemas e com um certo tipo de talento para os enfrentar. Espero que este pequeno livro consiga descontrair o leitor e dar-lhe algumas sugestões proveitosas

pequeno livro do filosofo

 

 

 

 

 

 

Mais informações sobre os manuais Arte de Pensar – http://www.aartedepensar.com/excertos.html

Anúncios

Um comentário sobre “Novo livro prof. Desidério Murcho e outros autores: 50 Lições de Filosofia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s