Mini-guia de como votar

Em toda eleição a sensação que tenho é de um grande ponto de interrogação, de uma grande dúvida, em relação a quem escolher, pois vejo para todo lado gente querendo enrolar, mentir, enganar, me fazer acreditar numa porção de coisas, ou me pedindo para confiar (em quem eu nem conheço!), me tratando como idiota, bobo, etc. Minha tendência pessoal e natural é simplesmente ignorar completamente essa palhaçada.
.
Uma das coisas que mais me irrita em relação à política é o marketing político. Ver candidatos feito bonecos decorando textos, tentando me emocionar, ou tentando usar gestos, sorrisos, olhares para mostrar que são pessoas de bem, que são sérios, firmes, que não estão mentindo é uma das coisas mais ridículas que pode haver e que chegam a causar nojo. Sem falar também de pessoas que sempre aparecem nessa época dizendo conhecer ou muito bem ou muito mal sobre um candidato e desejam te falar sobre esse candidato. Como saber?
.
Pensando em tudo isso tive a idéia de elaborar esse mini-guia para ajudar (me ajudar e ajudar a vocês) a se situar, ter alguns critérios para avaliar se estão mentindo ou não, se são bons candidatos ou não. Infelizmente, não há garantia de nada. O que podemos colher por aí são dados e informações que estão acessíveis a todos pelos sites. Mais do que isso é difícil. Só participando ativamente, acompanhando alguns canais de TV específicos (TV Senado, TV Câmara, TV Assembléia Legislativa, etc), acompanhando jornais, revistas. Estar atento. Afinal, os nomes costumam se repetir. Apesar que só para o senado são 81 senadores (3 senadores por estado), 513 deputados federais (proporcional à população do estado), 40 deputados estaduais (em Santa Catarina), 16 vereadores (em Florianópolis), 13 vereadores (em São José). Mas isso sem falar nos novos candidatos que nunca participaram das eleições antes.
.
Nestas eleições de 2010 votaremos em um presidente, um governador, dois senadores (2/3 dos senadores), um deputado federal e um deputado estadual.
.
O tempo de mandato do presidente e do governador é de 4 anos, do senador de 8 anos, do deputado federal e estadual de 4 anos. Senadores, deputado federal ou estadual podem se reeleger infinitas vezes. Somente o presidente e o governador podem se reeleger apenas uma vez.
.
Bom, antes de começar a fuçar sobre os candidatos, sua história, suas contas e etc; é interessante pesquisar um pouco sobre direita, esquerda e centro.
.
Aqui vão alguns pequenos textos falando sobre isso (a origem desses termos direita e esquerda em diversos países inclusive e outras informações muito interessantes, vale à pena!).
.
Esquerda, direita e centro: site –  O Sabe Tudo
.
.
Esquerda e direita: site da Revista História
.
.
Aqui um texto mais técnico, mais sério que explica desde a origens históricas e diz o que é defendido por direita e esquerda historicamente:
.
.
Quer descobrir se você é liberal, socialista, anarquista, social-democrata? Ou seja, quer descobrir próximo de que ideologia você poderia ser considerado? (Descobrir a sua identidade política). Faça esses três testes e descubra. Dois deles são bem simples e rápidos de fazer já o último é mais trabalhoso:
.
.
.
http://politicalcompass.org/es/questionnaire – aqui um teste mais demorado, mas mais interessante que os outros dois (em espanhol).
.
Depois de uma breve lida sobre direita, esquerda e centro passamos a um outro ponto de nossa análise política: os partidos políticos. Agora você descobrirá um pouco mais sobre os partidos.
.
A história dos partidos políticos é recente no Brasil. Para não cansar vocês deixarei o assunto “partidos” (o que são partidos? por que surgiram? por que a palavra “partido”?) para outro momento. Por ora apenas direi que no Brasil atualmente existem 27 partidos. Neste link abaixo vemos os nomes dos partidos, data de fundação, nome do presidente do partido, estatuto do partido, balancetes mensais, etc. É no estatuto do partido que se conhece as idéias principais de cada partido e por conseguinte o que pensa (ou deveria pensar) cada um dos membros filiados a esse partido. Porém muita gente se diz de um partido e não pensa e nem age de acordo (esse é um assunto complexo!).
.
.
Neste outro site da revista Veja podemos ver a evolução histórica dos partidos e há também alguns vídeos curtos nos quais se conta a história do surgimento dos partidos: (foram escolhidos representantes de alguns partidos para comentar a história do surgimento do partido do qual faz parte)
.
.
Maiores curiosidade sobre a história dos partidos políticos no Brasil:
.
.
E aqui no site do Plenarinho explicando sobre cada partido de maneira bem simplificada e falando um pouco sobre o que são os partidos políticos:
.
.
Bom, depois disso tudo, espero que não tenham cansado, pois agora que realmente começará a investigação! Aqui vão alguns sites onde se pode saber mais sobre os candidatos – ao menos sobre aqueles que já foram alguma vez eleitos. É possível descobrir e ouvir ou ler seus pronunciamentos, seus projetos, no que votaram…, suas contas, etc.
.
Os senadores: (em exercício):
Percebam que ao lado direito depois que você clica no nome do senador tem alguns links: comissões, proposições, pronunciamentos, apartes, matérias relatas, verba indenizatória.
.
.
Os senadores: (fora do exercício)
.
.
Os deputados federais em exercício:
.
.
Você acessa o site e clica no nome do deputado federal em exercício. Abrirá então uma nova janela com foto e nome do deputado, com seu partido. Do lado esquerdo, embaixo da foto do candidato: projetos de sua autoria, projetos relatos, cota parlamentar, discursos em plenário, vídeos, áudios, e-mail, endereço para correspondência.
.
Neste mesmo site http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa é possível pesquisar sobre deputados fora do exercício.
.
Sobre deputados estaduais de Santa Catarina (os 40 deputados em exercício):
.
.
Basta clicar no nome do deputado que abrirá uma tela com foto, nome do deputado e as vezes que ele já foi deputado. Logo acima do nome do deputado: apresentação, biografia, eleições, notícias, proposições, pronunciamentos.
.
E aqui um jornal da Assembléia Legislativa para saber as principais notícias da Assembléia Legislativa do estado de SC:
.
.
Você sabia, por exemplo, que um candidato com mais votos que outro pode não ser eleito? Você sabia que o voto num candidato pode eleger outro? E que é a legenda (o partido) ou a coligação (agrupamento de partidos) que ganha o direito de possuir tantas vagas num mesmo parlamento? E você sabe como funciona esse cálculo? Abaixo cito o exemplo de como funciona o que a Justiça Eleitoral chama de quociente eleitoral e quociente partidário (link abaixo), que determinam o preenchimento das vagas. Reserve um tempo mínimo para entender esse processo. Ele lhe ajuda, muito, (você vai ver) a votar com mais consciência. (Vinícius Vicenzi)
.
.
Câmara dos Vereadores de Florianópolis (os 16 vereadores)
.
.
Basta clicar em “leia mais” e procurar pelo site do vereador. Ver os projetos propostos, as votações, etc.
.
Câmara dos Vereadores de São José (os 13 vereadores)
.
.
Infelizmente, apenas alguns vereador escreveram o seu “currículo”. Então você clica em currículo e descobre um pouco sobre os vereadores.
.
Câmara dos Vereadores de Palhoça (os 11 vereadores)
.
.
Basta clicar no nome do vereador que aparecerá uma nova janela com informações mais detalhadas, projetos de lei, e-mail, etc.
.
Agora, para saber sobre a declaração de bens dos candidatos (de 2010):
.
Como usar? Entre no link abaixo. Clique, por exemplo, no estado de SC. Vá em governador e ao lado ponha “apto” e veja o resultado. Quando você clicar no nome do candidato aparecerá uma nova janela com nome, situação do candidato, site, partido. Abaixo, nesta nova janela, aparecerá: declaração de bens, certidões criminais, prestação de contas, situação do processo. É possível clicar em qualquer uma dessas informações.
.
.
A Rede Record fez algo bem bacana neste ano de 2010. Convidou todos os candidatos à presidência para uma sabatina. Todos tiveram mesmo tempo para responder diversas perguntas dos internautas, dos jornalistas e deu para ficar razoavelmente claro o que cada um pensa. Até mesmo candidatos como Rui Pimenta, ou José Maria, Plínio de Arruda Sampaio, Eymael, Fidelix, Ivan Pinheiro. Abaixo um link para vídeos de trinta minutos de cada um desses candidatos (um resumo de meia hora da sua sabatina – para acesso a sabatina completa basta acessar o portal R7):
.
.
.
Dica enviada por Vinícius Vicenzi: www.votenaweb.com.brLá você vê todos os projetos de lei em tramitação no congresso, quem propôs, um resuminho dos objetivos com link para o projeto completo.  É possível votar também a favor ou contra os projetos, então é interessante também para ver como os internautas votam em diferentes questões, quais são as mais votadas.
.
Mas professor, eu não sei nem o que faz um deputado federal! O que eu faço? Pergunta ao Tiririca! Não, não, brincadeira. Assiste esse vídeo aqui:
.
.
Você que acha uma chatice, uma perda de tempo votar, veja a história do voto no Brasil:
.
.
Se você é de São Paulo neste site você pode acompanhar a atuação dos vereadores e deputados estaduais. Infelizmente, isso ainda não foi feito em outros estados brasileiros, mas pode muito bem ser feito. Consulte no site abaixo as notas que o vereador ou deputado paulista recebeu:
.
.
Mas, professor, me diga o que faz um senador!
.
.
E um deputado estadual? O que ele faz?
.
.
E o que faz um presidente da república?
.
.
E o vice-presidente?
.
.
Há um site e um perfil no twitter que foram criados este ano para que qualquer um de nós vendo ou sabendo de irregularidades por aí possamos denunciar. Claro, isso tem que ser feito com muito cuidado e responsabilidade. Leiam os relatos e os comentários (muito interessante):
.
.
Se alguém tiver dúvidas sobre voto em branco, voto nulo, voto em trânsito e a questão da proporcionalidade de deputados estaduais e federais consulte o site do TSE na seção Escola Judiciária Eleitoral:
.
.
Legal também está sendo a mobilização da MTV com a campanha Tome Conta do Brasil. Aqui o site deles com diversos vídeos e textos sobre política (justo a MTV que há uns anos atrás foi tão criticada por conta de um vídeo que levava os jovens a compartilhar do nojo em relação a política suja sem propor nada). Abaixo é possível ver a campanha “Ovos e Tomates” da MTV e logo em seguida um link para o site do projeto Tome Conta do Brasil:
.
http://www.youtube.com/watch?v=wHoXa6Iusno (MTV, Ovos e Tomates, 2006)
.
.
http://www.formspring.me/tomeconta (clique aqui para fazer suas perguntas anonimamente ou não – pergunte tudo que você sempre quis saber sobre política, mas tinha vergonha).
.
Espero, sinceramente, que estes links o ajudem, ou a ajudem a escolher melhor.
.
Você sempre se interessou por política e quis entender melhor o que é essa coisa? Então a dica é para este curso de Iniciação à Política totalmente de graça e online:
.
Curso de Iniciação Política (gratuito e online – cadastro rápido e breve)
.
.
.
Daniel

4 comentários sobre “Mini-guia de como votar

    • É mesmo? Que legal!
      Gostei de participar da entrevista. Obrigado.
      Desculpe o texto que redigi às pressas. Vi muitas repetições nele e coisas confusas.
      Depois, se for o caso, refaço sem problema algum. Política é um assunto que me interessa bastante e um dos que mais estudei na faculdade (o que não significa que saiba lá muito mais coisas do que outras pessoas).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s