O que é ciência?

Este ano fiz uma atividade na qual pedia aos alunos que entrevistassem seus professores sobre o que é ciência e se a disciplina que ministram é científica ou não. Notei que quase ninguém sabe ao certo o que é ciência. Entre os próprios alunos a única ciência que parece existir para a maioria deles é a disciplina chamada “ciências” que é ensinada até a sétima série (atualmente, oitavo ano) e depois se torna física e química. Quando se pergunta se a história é uma ciência, ou se a matemática é uma ciência, ou ainda se haveria alguma parte da disciplina chamada ‘português’ ou ‘língua portuguesa’ que teria algo de científico o silêncio se faz em sala. Os alunos se entreolham e não sabem ao certo o que dizer.

Interessante, como é possível que um aluno passe por tantas provas, trabalhos em disciplinas científicas e depois nem tenha idéia do que é a ciência, como ela funciona, como ela formula suas teorias, como comprova ou refuta uma hipótese, o que é um fenômeno científico, o que são evidências e o que não são, como trabalham os cientistas em cada uma das disciplinas, o que é uma comunidade científica, etc. No entanto, quando assistem ao Fantástico ou vêem uma propaganda de televisão acham normal ouvir coisas como: “os cientistas já provaram que tal coisa é certa”, “a ciência descobriu que o amaciante x é melhor do que todos os demais”, “cientistas descobriram essa semana as causas da insônia”, etc. Ninguém fica curioso em saber como eles fazem isso? Quem são “os cientistas”, ou quem é essa “ciência”? Será que é um grupo de pessoas excêntricas que se reúnem em locais fechados e de repente aparecem com verdades sobre o mundo e os homens? Ou será que qualquer um pode ser cientista? Como alguém se torna cientista e o que o cientista faz?

Também porque não se pára um pouco para pensar e ler sobre o que seja ciência, além, é claro, de haver uma cultura científica muito pobre (quantos alunos não me interrogam dizendo coisas como: “o senhor acredita, então, que viemos do macaco? por que que o macaco não evoluiu e se tornou homem, hein?”). Por esses dois motivos entre outros é que surgem as teorias da conspiração (código de Da Vinci, Anjos e Demônios, Zeitgeist, o homem nunca foi à lua, o holocausto nunca aconteceu ou se aconteceu foi um número bem menor do que dizem, etc), ou então falsas idéias sobre o que seja ciência, por exemplo, a idéia que alguns têm de que a bíblia é um livro científico (e não somente moral e metafísico) e serviria supostamente para explicar o surgimento das espécies e por que e como existem tantas e tão variadas e espécies e por que tantas outras desapareceram, ou achar que espiritismo é uma ciência – e muitos pensam isso! – só não dizem ciência do quê, ou não explicam como pode uma ciência nascer de um sussurro, ou de uma iluminação divina ou espiritual para um ser ‘iluminado’, ou não explicam como pode um espírito ser tratado como fenômeno científico – quais os métodos para isso? Quais evidências que sustentam as ‘teorias espíritas’? Existem comunidades científicas espíritas? Ou os já famosos leitores de astrologia – não só os de jornais e revistas, mas aqueles mais arrogantes que fazem mapas e aqueles que acreditam ter uma “fundamentação” séria para essa “ciência”.

Infelizmente, não se ensina nas escolas o que é ciência e seus procedimentos, diversos tipos ou classificações (formal, natural, humana; pura, aplica, etc). Muito menos se pratica ciência nas escolas. Mesmo nas aulas de laboratório de física ou de química o que se faz é tão somente “verificar” o que já se sabia. Ninguém formula uma hipótese qualquer, testa-a e vê se se confirma ou não. Como seria interessante mostrar a ciência viva. Seja a história, a lingüística, a sociologia, a física, a química, a matemática etc. Como iremos fazer com que os alunos tenham vontade de se tornar cientistas se nem sabem o que é isso e como funciona? Como faremos para criar uma cultura científica e crítica mais séria se as pessoas preferem gastar dinheiro com código de Da Vinci ao invés de um bom livro de história? Nesse último caso penso que os livros de teorias da conspiração são mais atrativos com suas polêmicas baratas. Enquanto que os livros de divulgação científica nem sempre são interessantes ou atrativos, ou polêmicos da mesma maneira. É preciso aprender com os ‘conspiradores’ para atrair as pessoas para a ciência.

Indico alguns textos que já trabalhei com meus alunos:

Pode existir uma ciência dos guarda-chuvas? Por que não? O que é ciência, afinal? http://criticanarede.com/html/filos_ciencia2.html

Um exemplo de investigação científica: http://aartedepensar.com/leit_exemplo.html

Ciência e senso comum – http://aartedepensar.com/leit_sensocomum.html

Este não tive a oportunidade de trabalhar ainda, mas é muito interessante. Trata da tentativa de distingüir entre ciência e pseudociência. Os “conspiracionistas” ou conspiradores não podem lê-lo. http://aartedepensar.com/leit_lakatos.html

Filosofia e ciências da natureza, Alguns elementos históricoshttp://criticanarede.com/filos_fileciencia.html

Precisaríamos de um livro que tivesse uma série de exemplos. Algo como:
http://www.ediouro.com.br/as100maioresdescobertas/livro.asp Kendall Haven, 100 maiores descobertas científicas de todos os tempos.
Capítulo disponível no site: http://www.ediouro.com.br/as100maioresdescobertas/leia.asp

As 10 maiores descobertas da medicina
http://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=29387

Aqui umas curiosidades: As 7 maiores descobertas científicas do século XX
http://dererummundi.blogspot.com/2007/07/as-7-maiores-descobertas-cientficas-do.html

Anúncios

Um comentário sobre “O que é ciência?

  1. Na escola ou nas universidades não se ensina ciência, muito menos se fala em ciência. É necessário apresentarpara os alunos esse mundo aparte que deveria fazer parte da educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s